Concluímos na semana passada (03 a 07 de fevereiro) o curso sobre Fotogrametria usando Plataformas de Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados - SARP (drone). Este curso foi o piloto de uma série que a Geovector pretende desenvolver e ofertar a comunidade de geoinformação no Brasil.

Foi mais um passo na nossa estratégia de implantação desta tecnologia na Geovector. Com a certificação da Pix4D, buscamos a experimentação e a melhor capacitação em fotogrametria digital a partir de plataformas SARP (drones).

Nosso esforço permitiu que se obtivesse a certificação Pix4D, após a conclusão do curso e do exame. Poucos profissionais no mundo possuem este certificado e agora a Geovector conta com mais esta qualificação para planejar e executar projetos com melhor relação custo benefício, gerir os processos de forma mais eficiente e transferir estes conhecimentos.

Com o aprimoramento tecnológico constante ofertamos a nossos clientes soluções dedicadas e orientações mais eficientes para vencer os seus desafios na área da engenharia e na administração de bens imóveis.

O curso foi uma ótima e acessível experiência de aprendizado tanto para participantes de nível técnico quanto superior. A alta capacitação dos professores provou ser eficiente em transferir conhecimento em vários níveis.

As palestras sobre a teoria fotogramétrica ficaram a cargo da professora Dra. Simone Sato da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atual coordenadora do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Formação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2003) com doutorado sanduíche na École Polytécnique Fédérale de Lausanne (EPFL) na Suíça.

O ensino da prática de aquisição e processamento de dados, bem como o exame final (optativo) ficou sob a responsabilidade do pesquisador e embaixador mundial da Pix4D Emanuelle Traversari. O currículo de Emanuelle parte de sua formação técnica profissionalizante em Photogrammetry pela Swiss School for Photogrammetry Operators, curso-técnico-profissionalizante em Topografia e Fotogrametria pelo Istituto Geografico Militare Italiano e mestrado em Sensoriamento Remoto e GIS pela universitade ITC Hollanda.  Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia. Foi Formador internacional pela Leica Geosystems, ERDAS e Hexagon Geospatial, promovendo a tecnologia do VANT desde 2011. Atualmente é Pesquisador, Consultor e Mentor internacional.

A Geovector Engenharia deixa aqui seu agradecimento ao empenho de todos: professores a alunos. Também agradecemos a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), pela parceria disponibilizando um espaço adequado ao curso.